Miranda July (1974) é norte americana, é artista visual, atriz, roteirista, diretora, performer, escritora…
Em O escolhido foi você (It chooses you na versão original), ela apresenta uma série de entrevistas e, ao mesmo tempo, relata o seu processo de criação do roteiro do filme O futuro.
Você já parou pra pensar que o próprio processo de criação pode se transformar em outra obra???
No livro, ela liga para anúncios de classificados e vai ver o que as pessoas estão vendendo e entrevista elas sobre sua vida. Tem quem anuncie mala, jaqueta, girinos, cartão de natal, secador de cabelo, ursinhos carinhosos, etc.
Joe é a pessoa que Miranda July visita e que se torna personagem de seu filme depois. Ele vendia cartões de natal feitos a mão, mas durante a visita, a artista descobre outros talentos de seu entrevistado.

Mas minha história favorita é a dos álbuns de fotografia que Pam estava vendendo. Ela vendia esses álbuns com fotos de outras pessoas, outra família, que ela tinha comprado a anos atrás. Os álbuns eram de um casal rico e branco e continha seus momentos felizes e viagens.Pam conta que olhar para os álbuns era inspirador, pois ela não tinha dinheiro para viajar e olhar eles era melhor do que nenhum tipo de férias.
O escolhido foi você é recheado de histórias de desconhecidos, permeado ainda pelos relatos da autora. O livro é biografia e autobiografia. Cada visita, cada casa, uma identidade, várias histórias e percepções.É pra quem gosta de espiar pelo buraco da fechadura.
As obras de Miranda July são sempre meio assim, te levam pra um lugar de estranhamento e te enccantam pelas esquisitices.