A coleção particular

O livro de literatura A coleção particular de Georges Perec é sobre uma obra de arte “A coleção particular”, ela é um quadro onde o colecionador está sentado em uma poltrona e a sua volta estão todos os quadros de sua coleção.

O livro deixa bem destacado que o quadro usa de um jogo de reflexos e espelhos sucessivos dos quadros e do colecionador. Nós acabamos por só imaginar essa obra tão magnífica, que tem dentro de si, tantas outras obras de forma recursiva.

Mas ela me lembra bem algumas obras que de fato existem. Uma delas é uma obra que amo muito, do pintor holandês Jan van Eyck, Casal Arnolfini, de 1434.

O artista apresenta com uma riqueza de detalhes os esposais dos Arnolfini, e na parede, temos o detalhe do espelho, onde vemos o casal de costas e, possivelmente, o próprio pintor. Ainda temos cenas religiosas em cada detalhe da moldura do espelho e a assinatura de van Eyck na parede.

PS: Essa obra fica na National Gallery de Londres, e essa parede não é amarela ok, essa imagem está com cores saturadas, mas era boa para mostrar os detalhes pra vocês.

Livro: A coleção particular, Georges Perec, Editora Cosac Naify

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: