6 livros de História da Arte a partir do século XX

A arte a partir do século XX se transformou de maneira avassaladora. De pintura e escultura passamos para uma profusão de linguagens que tomaram o espaço, se apropriaram de objetos, utilizaram o próprio corpo como base, adentraram as cidades etc. 
A arte moderna e contemporânea tem suas particularidades. 

Aqui estão 6 livros que podem nos ajudar a entender a história da arte e a crítica de arte a partir do século XX. 


Cada livro é uma abordagem distinta, pensando O espaço moderno com Tassinari e a Escultura no campo ampliado no texto de Rosalind Krauss. Adentrando as questões do corpo com Eliane Robert Moraes, a arte contemporânea como herdeira direta do Pop e Minimalismo com Michael Archer. A arte brasileira nisso tudo fica com os Ensaios fundamentais, com diversos autores, e o pensamento sobre arte conceitual com Jeremtchuk.

Todos esses 6 livros eu abordo no meu curso História da Arte em 18 autores, contando um pouco do que tem em cada um deles, as percepções, os conceitos, questões que aparecem, como eles são. Além de sugerir links úteis e instigar a algumas reflexões.

Ficou com vontade? Acesse o link e conheça mais sobre o curso: https://hotm.art/HL3g7ytB

Compre os livros indicados pelo link:

O corpo impossível: https://amzn.to/3siEdVs

Sinopse: A fragmentação da consciência, considerada um dos princípios fundadores do modernismo, desencadeou de forma correlata a ideia de fragmentação do corpo. No período entre o fim do século XIX e a Segunda Grande Guerra, diversos artistas e escritores se voltaram para a criação de imagens do corpo dilacerado, dispostos a subverter a tradição do antropomorfismo para inaugurar uma estética contemporânea aos dilemas de seu tempo.
Em O corpo impossível – escrito num estilo de notável clareza –, Eliane Robert Moraes recompõe o itinerário desse imaginário. Para tanto, promove uma análise da vertente do modernismo francês que vai de Lautréamont aos surrealistas, com particular atenção ao pensamento de Georges Bataille. Daí resulta uma fina interpretação do tema, cuja originalidade está justamente em colocar história e estética em diálogo.

Ensaios Fundamentais Artes Plásticas: https://amzn.to/3ab5Fyc

Sinopse: Este livro apresenta escritos que imprimiram seu timbre na criação e no debate quando publicados e depois persistiram como documentos de época e sobretudo como fontes de referências. São escritos desse tipo produzidos no Brasil em todos os campos da reflexão e do debate que compõem a coleção que aqui se apresenta.

Anna Bella Geiger, passagens conceituais: https://amzn.to/3abrpdh

Sinopse: O livro discute as problemáticas referentes a Arte Conceitual durante a década de 1970 e suas manifestaçoes artísticas no panorama artístico brasileiro, tendo como fio condutor a obra da artista plástica. Anna Bella Geiger: passagens conceituais demonstra que é possível pensar na existência de uma arte conceitual de “declinaçao brasileira”, ao dialogar ativamente com análises da poética, elaboradas no estrangeiro, e ao determinar sua pertinência para o quadro nacional.

O espaço moderno: https://amzn.to/3ga0aUn

Sinopse: O crítico de arte paulista Alberto Tassinari procura entender a passagem da arte moderna para a arte contemporânea, usando como fio condutor a ideia de que a arte contemporânea pode ser melhor compreendida por meio de uma conceituação de seu espaço. Importante contribuição para o entendimento de momento crucial da história da arte, o livro afirma uma disposição democrática ao articular os diferentes momentos artísticos, em lugar de excluí-los.

Arte Contemporânea uma história concisa: https://amzn.to/3ab4oXW

Sinopse: Durante os últimos quarenta anos, mudanças profundas e variadas ocorreram na arte, tendo a divergência de estilo como característica mais marcante. Este panorama explora de maneira brilhante a eterna questão – a da relação da arte com a vida cotidiana – que perpassa o Minimalismo, o Pop, a Arte Conceitual, a Performance e as muitas feições assumidas pelos trabalhos de Warhol, Beuys, Bourgeois e de muitos outros artistas cuja obra é discutida e ilustrada. Com um quadro cronológico, figuras-chavee importantes eventos mundiais apresentados de maneira sucinta, além de uma completa bibliografia, este livro constitui uma rica fonte de informações e oferece uma visão única e indispensável da evolução da arte nas quatro últimas décadas.


 #art #arte #historiadaarte #históriadaarte #arthistory #artwork #obradearte #artista #pintura #escultura #museudearte #museu #museum #artist #artgallery #artecontemporânea #contemporaryart #artist #clubedeleitura #cursoonline

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: