Fruição

Vamos falar sobre FRUIÇÃO?

No nosso caso, fruição estética?

Você já está familiarizado com esse termo? Pois então, fruição estética está ligada a maneira como nos relacionamos com as obras de arte, até mesmo como consumimos sua presença nas exposições ou em imagens.


Quando você vai em um museu, quanto tempo você se oferece para contemplar ou mesmo participar de uma obra?

Quando eu visito exposições costumo ir passando os olhos e parar em frente daquelas obras que me chamam mais atenção já de longe. Se estou com mais tempo, vou de obra em obra e fico observando os detalhes. Alguns dias com mais, outros com menos paciência.
Você já parou pra pensar qual é a sua maneira de fruir? 

Você observa os detalhes, você dá tempo para a obra chegar até você? Ou passa correndo pelos corredores dos museus? Consegue perceber questões ou sentimentos que aquela obra provoca? Está mais interessado em fazer um check naquela obra famosa ou se deixa surpreender?


O ato de fruir está muito ligado à percepção pessoal, se temos pouco tempo para as obras, qual a qualidade dessas percepções? Visitar museus não é uma corrida pelo maior número visitado. Você já parou pra pensar que os grandes artistas e historiadores produziram arte e história da arte com muitíssimo menos acesso às imagens que nós?


Esse post tem a intenção de trazer mais perguntas mesmo do que respostas. Conta pra mim o que chegou pra você com essas perguntas!


#art #arte #historiadaarte #históriadaarte #arthistory #artwork #obradearte #artista #pintura #escultura #museudearte #museu #museum #artist #artgallery #artecontemporânea #contemporaryart #artist #clubedeleitura #fruiçãoestética #fruição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: