Arte Contemporânea e a mediação por textos

Você já foi em alguma exposição de arte contemporânea e sentiu que precisava ler algo antes pra entender em qual terreno estava pisando?

Em seu livro Arte Contemporânea no Brasil, Maria Amélia Bulhões reflete sobre como a arte contemporânea parece precisar da mediação de textos, na parede da exposição, em catálogos e livros e também da ação de monitores, mediadores de exposição.

Seria algo contraditório para uma arte que usa cada vez mais objetos e temas do cotidiano. Afirma ainda que a arte contemporânea se afasta dos grandes relatos da história da arte, e com isso se afasta do grande público, que teria dificuldade para compreender as proposições contemporâneas.

E você, o que pensa sobre o assunto?

Adquira o livro aqui:

Arte Contemporânea no Brasil: https://amzn.to/3ab5y5O

Sinopse: Este livro aborda, com linguagem clara e informativa, o fenômeno da arte contemporânea no Brasil, relacionando as diferentes instâncias do sistema da arte: as instituições, o mercado e a crítica, entre outros. Propõe uma compreensão da arte além das obras e dos artistas.
Oferecido como uma porta de entrada para a produção atual, o livro ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL pode ser lido como um todo, mas também separadamente em cada um dos seus capítulos. Abrangendo as práticas artísticas no País, da segunda metade do século XX e do início do século XXI, apresenta uma amplitude de perspectivas e presenças regionais no panorama nacional. Único em sua proposta, esse livro é indicado tanto para alunos, professores e pesquisadores, quanto para o público em geral interessado no conhecimento da arte contemporânea no Brasil de forma completa e de fácil entendimento todo ilustrado em 4 cores.
Resultado de uma larga trajetória de pesquisa da autora, esta obra se apresenta como um guia de percurso no universo fluido e diversificado das artes visuais. Ele aguça e estimula o interesse sobre uma produção muitas vezes de complexo acesso, mas que tem muito a revelar sobre a nossa realidade e as distintas formas de ser e estar no mundo atual.

#art #arte #historiadaarte #históriadaarte #arthistory #artwork #obradearte #artista #pintura #escultura #museudearte #museu #museum #artist #artgallery #artecontemporânea #contemporaryart #artist #clubedeleitura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: