4 livros sobre arte contemporânea

A arte contemporânea pode ser muito simples de um ponto de vista que olha para ela como uma manifestação dos nossos dias. Mas como algo tão próximo de nós pode ser às vezes tão complicado de entender?


Segue aqui alguns livros que podem ajudar nessa descomplicação. São livros objetivos, que tratam da arte a partir dos anos 1960. Trazem muitos artistas e ideias que permeiam essa arte que tem uma característica tão desconstrutiva, seja do objeto arte ou dos discursos.
É a famosa #ficadica

Adquira os livros aqui:

Arte Contemporânea no Brasil: https://amzn.to/3ab5y5O

Sinopse: Este livro aborda, com linguagem clara e informativa, o fenômeno da arte contemporânea no Brasil, relacionando as diferentes instâncias do sistema da arte: as instituições, o mercado e a crítica, entre outros. Propõe uma compreensão da arte além das obras e dos artistas.
Oferecido como uma porta de entrada para a produção atual, o livro ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL pode ser lido como um todo, mas também separadamente em cada um dos seus capítulos. Abrangendo as práticas artísticas no País, da segunda metade do século XX e do início do século XXI, apresenta uma amplitude de perspectivas e presenças regionais no panorama nacional. Único em sua proposta, esse livro é indicado tanto para alunos, professores e pesquisadores, quanto para o público em geral interessado no conhecimento da arte contemporânea no Brasil de forma completa e de fácil entendimento todo ilustrado em 4 cores.
Resultado de uma larga trajetória de pesquisa da autora, esta obra se apresenta como um guia de percurso no universo fluido e diversificado das artes visuais. Ele aguça e estimula o interesse sobre uma produção muitas vezes de complexo acesso, mas que tem muito a revelar sobre a nossa realidade e as distintas formas de ser e estar no mundo atual.

Arte contemporânea uma introdução: https://amzn.to/3si2LOg

Sinopse: O modelo de arte moderna não se aplica à arte contemporânea. Embora a constatação pareça óbvia, o espectador ainda tenta encerrar manifestações atuais em critérios artísticos estabelecidos no passado. a formação de movimentos artísticos e a criação centrada na estética, próprias da arte moderna, cedem lugar à rede e à ubiquidade do artista, à velocidade de transmissão.

Questionada, saturada e deslocada, transcendendo o espaço expositivo clássico, a arte exige do expectador um novo modelo para sua compreensão.

Em Arte contemporânea – uma introdução, Anne Cauquelin mapeia a transformação dos mecanismos da arte gerada por Marcel Duchamp, Andy Warhol e Leo Castelli. Dos ready-mades às séries, dos salões às galerias, da sociedade de consumo à sociedade de comunicação, da obra ao espaço da arte, a autora apresenta uma análise crítica da arte contemporânea e seus desdobramentos no pós-modernismo.

Novíssima arte brasileira: https://amzn.to/3e8IZjs

Sinopse: Panorama crítico sobre a produção dos anos 90 e seus artistas. Visão abrangente do período, esse livro atualiza as discussões sobre a arte brasileira e traça algumas hipóteses sobre os caminhos e as tendências que se abrem.


Arte Contemporânea uma história concisa: https://amzn.to/3ab4oXW

Sinopse: Durante os últimos quarenta anos, mudanças profundas e variadas ocorreram na arte, tendo a divergência de estilo como característica mais marcante. Este panorama explora de maneira brilhante a eterna questão – a da relação da arte com a vida cotidiana – que perpassa o Minimalismo, o Pop, a Arte Conceitual, a Performance e as muitas feições assumidas pelos trabalhos de Warhol, Beuys, Bourgeois e de muitos outros artistas cuja obra é discutida e ilustrada. Com um quadro cronológico, figuras-chavee importantes eventos mundiais apresentados de maneira sucinta, além de uma completa bibliografia, este livro constitui uma rica fonte de informações e oferece uma visão única e indispensável da evolução da arte nas quatro últimas décadas.

 #art #arte #historiadaarte #históriadaarte #arthistory #artwork #obradearte #artista #pintura #escultura #museudearte #museu #museum #artist #artgallery #artecontemporânea #contemporaryart #artist #clubedeleitura #michaelarcher #annecauquelin #katiacanton #mariaameliabulhões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: