Curadoria de arte

A figura do curador no início estava ligada apenas à ideia de salvaguarda do acervo de museus,  era o profissional que cuidava da coleção, decidia que obras o museu iria adquirir, etc. Continuamos tendo essa figura? Sim.

Mas também temos o curador independente de qualquer instituição, que transita de um lugar pro outro. Tem curador que é contratado apenas para a montagem de uma exposição, ou seja, vai se inteirar das obras feitas pelo artista, pensar a melhor maneira de apresentá-las e quais conceitos e questões elas suscitam, normalmente escrevendo um pequeno texto de apresentação para a exposição ou mesmo para um catálogo.

Tem curador também que acompanha o processo de produção das obras, é uma figura que faz uma mentoria com o artista ao longo de um processo, refletindo junto, lançando novos olhares enquanto o artista ainda está produzindo. É um trabalho de longo prazo, artistas podem ter seus curadores acompanhando suas produções por anos.

Enfim, a curadoria envolve um trabalho especializado, de alguém com experiência na área. Lança provocações, reflexões, pensa no discurso de uma exposição…

E você, já conhece essa espécime humana? Curador: onde vivem, o que fazem, do que se alimentam? haha…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: