4 livros de Giulio Carlo Argan

Um dos historiadores da arte mais importantes a partir do século XX não poderia faltar aqui na página…

Sim, estou falando de Argan, que é uma figura importante caso você queira pensar a Arte Moderna, talvez seu livro mais conhecido no Brasil, ou mesmo pensar o clássico, a arte italiana em outras edições não menos ricas e que trazem olhares diferenciados sobre o assunto.


“Exatamente no momento em que se afirma a autonomia da arte, coloca-se o problema de sua articulação com as outras atividades, isto é, de seu lugar e sua função no quadro cultural e social da época.” Argan em A arte moderna


SINOPSES E LINKS DE COMPRA, embora alguns o preço esteja inflacionado por conta de não serem publicadas novas edições até o momento:

ARTE MODERNA

SINOPSE: “Giulio Carlo Argan foi o último representante de uma grande tradição crítica que corresponde historicamente aos movimentos modernos da arte. De fato, o crítico e ensaísta italiano provém de uma escola (a de Adolfo e Lionello Venturi) que procura o sentido da arte na sua história, mais do que em faculdades inatas ou em princípios absolutos. Foi Argan, aliás, que levou essa orientação até as últimas conseqüências: se a arte é um fenômeno histórico, não há garantia de que ela seja eterna. O desaparecimento do artesanato, de que a arte era guia e modelo, e o surgimento da produção industrial, que se baseia sobre outros princípios, pode muito bem determinar o fim da arte como atividade culturalmente relevante. Essa tese é o pano de fundo desta Arte moderna.”Lorenzo Mammì

COMPRE AQUI: https://amzn.to/2R0hiBh

HISTÓRIA DA ARTE COMO HISTÓRIA DA CIDADE

SINOPSE: História da arte como história da cidade é um tema presente nos escritos de Argan pelo menos a partir da década de 1960. Esse tema tornou-se central no pensamento arganiano e pode ser considerado como verdadeiro ponto de chegada de sua reflexão. Os escritos incluídos neste livro reafirmam a identidade entre cidade e arte. Propõem uma metodologia que parta da definição de história da arte como história de uma fenomenologia complexa de objetos produzidos segundo a tecnologia do artesanato, constituindo uma dimensão espaciotemporal, a própria cidade, superando a tradicional proposição sociológica baseada na aproximação entre os fatos históricos e os fatos histórico-artísticos que lhes sejam dependentes.

COMPRE AQUI: https://amzn.to/32Sg6me

CLÁSSICO ANTICLÁSSICO

SINOPSE: Nesta brilhante coletânea de artigos, o autor de Arte moderna propõe uma análise extremamente original da arte renascentista. Sua abordagem pode ser resumida na rivalidade entre os artistas da época: os clássicos – que se inspiravam nos modelos da Antigüidade – e os anticlássicos – que pretendiam superar esses modelos. Em outros termos, clássico seria o moderno que procurava superar padrões herdados dos antigos, enquanto o anticlássico reinterpretaria os velhos cânones da representação. Argan analisa a obra de grandes mestres da pintura, da escultura e da arquitetura – como Botticelli, Michelangelo, Leonardo da Vinci e Brunelleschi -, e, numa linguagem precisa mas cheia de entusiasmo, mostra que nelas permanece viva a eloqüência de cada artista.

COMPRE AQUI: https://amzn.to/3gH0utS

ARTE E CRÍTICA DE ARTE

SINOPSE: Em “Arte e Crítica de Arte”, Giulio Carlo Argan sustenta que “a cultura estruturalmente historicista se pode renovar reformulando as suas metodologias e tecnologias”. Proposta de um “contributo à  luta por uma intrínseca politicidade da cultura”, este estudo insere-se numa maior questão, a de saber “se existem ou não afinidades profundas ou convergências finais entre os processos evolutivos de disciplinas fortemente diferenciadas”. O autor relaciona a arte no sec. XX com uma série de domínios, tais como as ideologias polí­ticas, a ciência, a literatura, o teatro, o cinema e a história.

COMPRE AQUI: https://amzn.to/3vq6go2


#art #arte #historiadaarte #históriadaarte #arthistory #artwork #obradearte #artista #pintura #escultura #museudearte #museu #museum #artist #artgallery #artecontemporânea #contemporaryart #artist #clubedeleitura #giuliocarloargan #argan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: