Ofélia de John Millais

Ofélia de John Millais, 1851–1852, é uma das pinturas mais icônicas da arte inglesa e também muito revisitada na arte desde então, vide um dos últimos post que fiz com a fotografia de Alessandra Sanguinetti, se não viu, confere aqui: https://lendoahistoriadaarte.com/2021/04/26/as-aventuras-de-guille-e-belinda-e-o-anigmatico-significado-de-seus-sonhos/

Shakespeare era um tema popular para os artistas vitorianos, embora Millais fosse um romântico e em Shakespeare o que predomina é a imagem do apaixonado que se desgoverna.

SOBRE A PINTURA: Em Ofélia, Millais pintou primeiro a natureza e em seguida adicionou a figura da moça à pintura. O artista era minucioso para pintar a paisagem natural, vemos, em detalhes, a vegetação, as pequenas flores que adicionam coloração em meio ao verde, o passarinho avermelhado que passa quase despercebido no canto superior esquerdo e também o reflexo na água no canto inferior esquerdo.

A modelo que posou para Millais era Elizabeth Siddal (1829-1869), que costumava posar para outros artistas nessa época, ela mesma, também artista plástica e poetisa.

Ela posou para o artista durante quatro meses dentro de uma banheira que era aquecida por lamparinas acesas posicionadas em baixo. Certa vez, as lamparinas saíram de baixo e a modelo passou muito frio, ficando doente. Millais foi obrigado a pagar seu tratamento médico. 

Simbologia das flores e plantas que Millais pinta: o salgueiro, a urtiga e a margarida podem ser associadas ao amor, a dor, inocência e abandono, e as violetas, próximas ao seu pescoço, com fidelidade, castidade ou mesmo morte, como podem ser vistas as papoulas. 

Ainda em seu processo de criação para a pintura, Millais escreve para Thomas Combe em 1852: “Hoje comprei um esplêndido vestido antigo de senhora – todo floral em bordados de prata – e vou pintá-lo para Ofélia. Você pode imaginar o quanto isso é bom quando eu lhe disser que ele me custou,  velho e sujo como está, quatro libras” 

Estou empenhada em mostrar aqui na página um pouco sobre as obras e artistas que já pesquisei. Ofélia é uma grande paixão minha, está na minha tese: https://www.academia.edu/41576378/NARRATIVAS_FICCIONAIS_NA_ARTE_CONTEMPOR%C3%82NEA_ALESSANDRA_SANGUINETTI_MIRANDA_JULY_ILYA_KABAKOV

Também já gravei vídeo contando minha experiência com a obra, está no destaque chamado “Fruição” na página do Instagram: https://www.instagram.com/lendoahistoriadaarte/

O livro em que aparece a personagem de Ofélia é “Hamlet”, de Shakespeare:

Compre pela Amazon, aqui: https://amzn.to/3efaMzS

Essa aqui é a passagem do afogamento de Ofélia:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: