9 livros de Ernst Gombrich

Ernst Gombrich (1909-2001) foi um dos maiores historiadores da arte do século XX. Escreveu diversos livros que nos acompanham ao longo dos estudos sobre a arte…
Um dos mais conhecidos no Brasil é a edição de A história da arte, muito utilizado como referência em nossos cursos, por ser um grande almanaque…


Mas sua contribuição vai muito além desse título tão conhecido. Veja uma lista com 9 contribuições de Gombrich para a História da Arte.
Quais você conhece e já leu? Tem algum na sua lista de desejos?

Arte e ilusão: Um estudo da psicologia da representação pictórica

‘Arte e ilusão’ é um estudo clássico sobre a produção de imagens. Publicada há mais de quarenta anos, a obra nada perdeu de sua vitalidade e importância. Os problemas da representação são temas fundamentais da história da arte, e Arte e ilusão é um texto essencial para quantos se interessam pela compreensão desse campo da atividade humana. Esta edição traz um novo e extenso prefácio, no qual o autor discute a diferença crucial entre uma imagem e um sinal.

Compre: https://amzn.to/3uxk8vz

O Sentido de Ordem: Um Estudo Sobre a Psicologia da Arte Decorativa

Em O Sentido de Ordem, E. H. Gombrich volta-se a um tema que o fascinou desde a juventude – a história, a teoria e a psicologia da arte decorativa. O impulso humano universal de buscar ordem e ritmo no espaço e no tempo pode ser encontrado em uma imensa variedade de atividades: em brincadeiras de crianças, na poesia, na dança, na música, na arquitetura – bem como na arte. Considerado pelo próprio autor o seu trabalho mais original, este livro apresenta uma análise rigorosa desse traço humano fundamental e fascinante, tendo em vista a nossa herança biológica.As obras-primas do artesanato decorativo de inúmeras culturas são vistas como manifestações da nossa tendência de procurar um sentido de ordem. Escrevendo com lucidez, profundidade de conhecimento e amplitude de interesses, Gombrich aborda os mais fundamentais problemas de estética e revoluciona a nossa percepção da arte – e, consequentemente, a nossa percepção de nós mesmos. Leitura essencial, este livro é tão acessível quanto sofisticado, e tão envolvente quanto idiossincrático.

Compre: https://amzn.to/3fBt7I7

Breve História do Mundo

A história da humanidade contada em trezentas páginas? Por mais audacioso que possa parecer, este foi o desafio que Ernst Gombrich fez a si mesmo – e conseguiu vencer brilhantemente. Escolheu falar diretamente ao leitor, como um irmão mais velho falando ao caçula, mas considerando que este é capaz de refletir por si mesmo e recusando, assim, oferecer explicações simplistas. Apresenta os personagens históricos emblemáticos de seu tempo e conta os fatos num desenrolar contínuo, como se não parasse de falar, imprimindo à narrativa o senso da proximidade e da simultaneidade dos acontecimentos.

Compre: https://amzn.to/3c2nAYM

Os Usos das Imagens: Estudos Sobre a Função Social da Arte e da Comunicação Visual

Em Os Usos das Imagens, Gombrich usa seu imenso conhecimento de forma leve, escrevendo em um estilo claro e direto. Com uma habilidade única para abordar ideias abstratas e complexas sem perder seus leitores, ele discute algumas das questões mais fundamentais e controversas – como e por que a arte muda e se desenvolve? O que a ideia de “progresso” significa na arte? A arte pode ser usada como evidência do “espírito” de uma era? Seguindo seu estilo, as respostas não surgem por meio de formulações abstratas, mas a partir de uma tentativa empírica e não dogmática de entender o que realmente aconteceu na história da arte. Reunião de ensaios produzidos ao longo da vida do autor, a partir da análise de obras-primas da arte ocidental, este livro discute os aspectos sociais – religiosos, políticos, filosóficos, psicológicos – das funções da imagem na arte e na comunicação visual, em um estilo de prosa claro, bem-humorado, sagaz e sempre critico e didático.

Compre: https://amzn.to/3pea2yU

Norma e Forma

Neste livro Gombrich discute as ideias e as posturas específicas que tiveram influência decisiva na prática da arte renascentista. Todos os estudos aqui reunidos tratam de algo a que se pode chamar clima renascentista de opiniões sobre a arte, além da influência desse clima sobre a prática e a crítica da arte.

Compre: https://amzn.to/3uBJSHe

Aby Warburg: Uma biografia intelectual

Gombrich entrou em contato em 1936 com os alunos de Aby Warburg, que com Fritz Saxl fundaram o Instituto de Pesquisa Comparativa para a Historiografia e Metodologia da Arte (posteriormente Instituto Warburg) em Londres. Criador do método “iconológico” de leitura de uma obra de arte, Warburg é considerado um dos estudiosos mais excêntricos, multifacetados e complexos do nosso século. O trabalho de Gombrich, realizado na massa de seus textos então inéditos, restaura o encanto desse personagem ao leitor e estudioso.

Meditações Sobre Um Cavalinho De Pau – E Outros Ensaios Sobre A Teoria

Meditações sobre um cavalinho de pau , originalmente publicado em 1963, foi o primeiro volume na longa e notável série de ensaios reunidos por E. Gombrich. Nele, o autor aborda algumas das questões mais fundamentais da história da arte. Tendo explorado, no famoso ensaio que dá título ao livro, as ligações entre a criação das imagens e a mentalidade infantil, ele retorna à experiência dos adultos nas artes, à luz das metáforas que usamos para descrever nossas reações emocionais. Investiga as suposições latentes nas estéticas de Freud, Marx e dos expressionistas, e discute as tradições da arte medieval, da pintura de naturezas mortas, das caricaturas, das imagens e da pintura abstratas românticas, a todo tempo demonstrando o poder que a verdadeira erudição tem para esclarecer mal-entendidos e fornecer novas e duradouras descobertas.

Compre: https://amzn.to/3fBs5eW

Gombrich Essencial: Textos Selecionados Sobre Arte e Cultura

Ricamente ilustrado, Gombrich Essencial reúne uma seleção de textos fundamentais de Ernst Gombrich, referência internacional em História da Arte no século XX, abordando temas como natureza da representação, arte e psicologia da percepção, tradição e inovação, a interpretação das imagens, métodos em Historia da Arte.

Compre: https://amzn.to/3fB4NGn

A História da Arte

A História da Arte é um dos mais famosos e populares livros sobre arte já publicados. Durante 45 anos, permaneceu incomparável como uma introdução a todo o assunto, das mais antigas pinturas em cavernas à arte experimental de hoje. Leitores de todos os tempos e das mais diversas origens encontram em Ernst Gombrich um verdadeiro mestre, que combina o conhecimento e a sabedoria a um talento excepcional para comunicar seu profundo amor pelas obras de arte que descreve. A História da Arte deve sua duradoura popularidade à objetividade e simplicidade do texto, sem mencionar a habilidade do autor para apresentar uma narrativa fluente. Ele descreve como sendo seu objetivo trazer alguma ordem compreensível à riqueza de nomes, períodos e estilos que preenchem as páginas com as obras mais ambiciosas. Além disso, Gombrich usa sua percepção da psicologia das artes visuais para nos fazer ver a história da arte como uma tela contínua e uma mudança de tradições, em que cada obra reflete o passado e aponta para o futuro. Trata-se de uma corrente viva, que ainda liga o nosso tempo à era das Pirâmides. Em novo formato, a 16ª edição desta obra clássica mantém o progresso triunfante rumo às novas gerações, permanecendo como primeira opção e referência para os iniciantes no mundo da Arte.

Compre: https://amzn.to/34uw7Qa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: