12 filmes sobre arte na Amazon Prime Vídeo!

Filmes e documentários sobre arte sempre nos divertem e ainda agregam conhecimento!
Se você estava em busca de mais referências, segue aqui essas dicas para assistir na Amazon Prime Vídeo, o serviço de streaming da Amazon.

Eu assinei o Prime faz pouco tempo, então foi muito bom fazer essa pesquisa pra trazer aqui, pois assim eu já adicionei alguns títulos na minha lista para ir assistindo depois.

Agora, conta pra mim, quantos desses você já conhece ou assistiu? Incluiu algum na sua lista de desejos?

*pesquisa feita em junho/2021

NO PORTAL DA ETERNIDADE Após sofrer com o ostracismo e a rejeição de suas pinturas em galerias de arte, Vincent Van Gogh (Willem Dafoe) decide ouvir o conselho de seu mentor, Paul Gauguin (Oscar Isaac), e se mudar para Arles, no sul da França. Lá, lutando contra os avanços da loucura, da depressão e as pressões sociais, o pintor holandês adentra uma das fases mais conturbadas e prolíficas de sua curta, porém meteórica trajetória.

COM AMOR, VAN GOGH Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin (Douglas Booth) encontra uma carta por ele enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.

CÉZANNE E EU A história de amizade e rivalidade entre o pintor Paul Cézanne (Guillaume Canet) e o escritor Émile Zola (Guillaume Gallienne). Paul é rico. Emile é pobre. Mas dessa união irá surgir uma amizade que resiste ao tempo e às diferenças sociais. Os amigos, que se conheceram no colégio Saint Joseph, aprenderam desde crianças a compartilharem tudo um com o outro. Mas, na busca por realizar seus sonhos, os dois vão aprender a enfrentar os desafios da vida e, principalmente, sobre o valor da verdadeira amizade.

JOSEPHINE KING – SELFISH BITCH, FEMALE ARTIST Aos 30 anos de idade, Josephine King foi diagnosticada como bipolar. Aos 40, após mais uma tentativa de suicídio, começou a pintar uma serie de auto-retratos, nos quais escancarava todo seu sofrimento. O resultado desse trabalho é assustador. Cores fortes, roupas extravagantes, cabelo desgrenhado, olhos borrados. Hoje, aos 45 anos, ela começa a ganhar notoriedade e repercussão. Sua pintura, seu talento, são o que a mantém viva. Rodado nas cidades de Londres, Amsterdã, Lisboa, Paris e Saint-Gervazy, o filme procura refazer o percurso da artista ao filmar os lugares onde ela viveu, cresceu, estudou e trabalhou.

CÍCERO DIAS, O COMPADRE DE PICASSO O pintor pernambucano Cícero Dias criou uma arte inigualável para o mundo. Próximo de modernista e influenciado por artistas como Pablo Picasso, Fernand Léger e Joan Miró, ele marcou a história da arte brasileira.

MARIA, NÃO ESQUEÇA QUE VENHO DOS TRÓPICOS A vida transgressora de Maria Martins, uma das maiores escultoras brasileiras. Ela desafiou a sociedade na primeira metade do século 20, ao tratar da sexualidade feminina sem tabus. Sua ousadia a elevou à elite do surrealismo.

AI WEIWEI: ATENCIOSAMENTE Enquanto esteve em prisão domiciliária em Pequim, Ai Weiwei transformou remotamente Alcatraz, uma antiga penitenciária insular e atual parque nacional, numa notável expressão de arte socialmente empenhada. A obra de arte final em Alcatraz, “Yours Truly” (atenciosamente), consistiu em postais lindamente ilustrados com as aves e flores nacionais dos países dos prisioneiros. Os visitantes foram convidados a escrever mensagens de esperança aos ativistas encarcerados apresentados nos retratos de Lego. Quando a exposição terminou, já tinham sido enviados mais de 90.000 postais. Depois aconteceu algo ainda mais espantoso: os prisioneiros e as suas famílias começaram a escrever de volta.

DOCOBANKSY Das ruas do Reino Unido, DocoBanksy descobre as verdades e explora o impacto que Banksy, o grafiteiro mais famoso do mundo, teve no mundo da arte, na expressão de protesto e sátira e na percepção do que você pode fazer com um spray lata e um estêncil. Além disso, dê uma olhada no mundo altamente ativo do colecionador de arte e na influência chocante das celebridades.

CIDADE CINZA Alguns pensam que São Paulo tem excesso de cinza. Este documentário compila as vozes de reconhecidos artistas urbanos que colorem a cidade com grafites e se manifestam contra as autoridades que cobrem suas obras com a cor do cimento.

O GIGANTESCO IMÃ O documentário retrata o percurso de Evangelista Ignácio de Oliveira, o Vanja, um cientista, artista plástico e inventor pernambucano de origem humilde que nunca estudou em escolas.

O CAOS E A ORDEM Documentário sobre a vida e obra do artista abstrato Manuel Felguérez, um dos mais importantes pintores e escultores mexicanos do século XX, além de ser uma referência da chamada “Geração da Ruptura”. Aos 87 anos, Felguérez é um mestre consagrado que cria em decorrência ao caos, gerando formas e pontos aleatórios, para depois ordenar, finalmente, transformando em arte.

TODO CAMBIA Fundada por Fidel Castro, a melhor escola de arte de cuba foi criada para que o legado cultural do país pudesse ser mantido. O documentário de 2000 reúne o depoimento de ex-alunos da instituição, que contam a influência da mesma em suas vidas profissionais e pessoais.

Quer mais indicações de filmes sobre arte? Confira outros posts:

Gosta de arte? Conheça o curso online sobre arte contemporânea:

Você quer entender sobre arte contemporânea e não sabe por onde começar?

Você já conhece a arte contemporânea, mas quer aumentar o seu repertório de obras e artistas, entender mais sobre conceitos de uma maneira descomplicada?

Narrativas da Arte Contemporânea foi produzido por quem entende 100% do assunto:

  • Tenho 15 anos de experiência na área de artes visuais, sendo metade dedicados à linha de pesquisa de Teoria e História da Arte. Terminei meu mestrado em 2015 e o doutorado em 2019 na UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • Meu mestrado e doutorado foram sobre arte contemporânea.
  • Sou crítica de arte associada da ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte.
  • Dou cursos livres presenciais e online, publico artigos científicos, faço mentoria com artistas.
  • Criei o Lendo a História da Arte com a missão de levar conteúdos de qualidade para a internet.

Vai começar seu TCC? Vem conhecer um curso que vai te ajudar:

Quer definir o tema do seu TCC, Monografia, Dissertação ou Tese e não sabe por onde começar?

Você já iniciou uma pesquisa, mas se sente perdido, sem saber como continuar?

Vamos deixar sua vida acadêmica mais fácil?

Sua pesquisa é em artes visuais?

Você quer fazer uma pesquisa em História da Arte e não sabe por onde começar?

Você já começou uma pesquisa, mas não está satisfeito/a com ela e sabe que precisa de novas ações e estratégias para aperfeiçoar sua pesquisa?

4 comentários em “12 filmes sobre arte na Amazon Prime Vídeo!

Deixe um comentário