9 livros sobre arte brasileira

Fiz uma seleção com livros de diferentes períodos e contextos da arte no Brasil.
Alguns são edições bem recentes, outros mais antigos apenas encontramos nas bibliotecas, mas tem seu valor…


Destaco aqui dois livros que contém coletâneas de textos, onde encontramos diversas fases da arte brasileira:
* Sobre a arte brasileira: da Pré-história aos anos 1960 com organização de Fabiana Weerneck Barcisnki
* Ensaios Fundamentais Artes Plásticas com organização de Sergio Cohn.


Temos uma vasta produção de textos, livros e catálogos sobre a arte produzida aqui, qual você indicaria também?
As sinopses de cada livro:

Este livro apresenta ao público em geral a arte produzida em terras brasileiras desde antes de seu descobrimento até o final da década 1960. Cada capítulo, escrito por um especialista, relata um determinado período da história da arte no Brasil. Acreditando que no campo artístico é possível reconhecer a identidade de uma nação, Sobre a arte brasileira busca aproximar os leitores da formação da expressão artística no Brasil até o seu amadurecimento e convida a uma reflexão sobre a importância do patrimônio cultural do país e sua difusão.

COMPRE: https://amzn.to/3Av2wom

Publicada pela primeira vez em 1970, esta obra, ricamente ilustrada, chega à sua 6ª edição, revista e ampliada, com atualização bibliográfica e acréscimo, no apêndice, de dois textos de época inéditos em livro. Referência obrigatória no estudo da história da arte brasileira, expõe o contexto que fez da Semana um divisor de águas no nosso panorama cultural. “Referência básica para o estudo do modernismo brasileiro.” 

COMPRE: https://amzn.to/3ACUWYT

Este livro apresenta escritos que imprimiram seu timbre na criação e no debate quando publicados e depois persistiram como documentos de época e sobretudo como fontes de referências. São escritos desse tipo produzidos no Brasil em todos os campos da reflexão e do debate que compõem a coleção que aqui se apresenta.

COMPRE: https://amzn.to/3yu8rIA

É fundamental o conhecimento da Arte Brasileira no Século XIX, uma cultura proveniente do Império e trazido a partir da chegada da Missão Artística ao Brasil. Volume 3 da Coleção Historiando a Arte Brasileira da Editora C/Arte, Arte brasileira no século XIX prioriza a análise de obras relacionando as estratégias estéticas e formais dos artistas ao contexto de profundas mutações sociopolíticas e culturais, enfatiza as nuanças e invenções operadas na apropriaçao dos modelos europeus. Destacou os aspectos modernos das produções artísticas e arquitetônicas, marcadas pela busca de conciliação com a tradição e de adequação às novas condições da sociedade burguesa. Nos atuais debates que cercam os 200 anos da transferência da corte portuguesa para o Brasil, a análise da autora Sonia Gomes sobre a constituição do nosso sistema de arte revela-se um aporte para a avaliação de nossa História da Arte.

COMPRE: https://amzn.to/36n2dyd

Arte brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo já nasce como um livro-referência. Uma história viva da nossa arte, o volume reúne 16 ensaios dos mais importantes historiadores e críticos brasileiros, com leituras inéditas de algumas das obras mais significativas do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do século XIX até os anos 1940. O grande público poderá conhecer de perto os trabalhos de artistas como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Eliseu Visconti, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Lasar Segall, Flávio de Carvalho, Rodolfo Bernardelli, Pedro Américo, Victor Brecheret e Di Cavalcanti.

O volume traz ainda um textos sobre a Academia e a pintura no século XIX e sobre o próprio edifício da Pinacoteca, projetado por Ramos de Azevedo e restaurado por Paulo Mendes da Rocha entre 1994 e 1998. A edição inclui biografias atualizadas de cada artista e suas principais referências bibliográficas, além de um breve histórico sobre o percurso das obras dentro da instituição. Com organização de Taísa Palhares, a publicação é uma parceria da Cosac Naify, Pinacoteca do Estado e Imprensa Oficial.

COMPRE: https://amzn.to/3Av2Y62

Em Arte afro-brasileira – identidade e artes visuais contemporâneas, em busca de referências um longo caminho é percorrido para compreender como se tem identificado o artista afro-brasileiro contemporâneo. Uma vez que se a produção negra foi negada na História da Arte, como conceituar a Arte afro-brasileira e seu criador nos dias de hoje? Neste caminho, notamos um sistema interessado em dominar o assunto e lucrar com o produto, mas incapaz de confrontar o seu passado colonizador. Ao mesmo tempo em que conscientes da força política da identidade negra, os artistas transitam por uma dinâmica profissional ainda fundamentada em centros e periferias artísticas.

COMPRE: https://amzn.to/3xtrWRq

Durante o século XIX, a arte parecia ser uma profissão exclusivamente masculina. As poucas mulheres que ingressaram nesse sistema dominado pela Academia eram julgadas de modo pejorativo, e a pecha de amadorismo inibiu por muito tempo estudos sobre suas produções. Centrado em cinco trajetórias paradigmáticas de pintoras e escultoras acadêmicas – Abigail de Andrade, Berthe Worms, Julieta de França, Nicolina Vaz de Assis Pinto do Couto, Georgina de Albuquerque – Profissão Artista revela a crescente inserção feminina no campo artístico brasileiro no período que vai da metade do século XIX até 1922. Ana Paula Simioni expõe questões referentes às representações dominantes sobre a condição das mulheres no tempo, às suas disposições adquiridas no curso da formação e que modelaram suas escolhas, ao caráter masculino da atividade artística, aos desafios que enfrentaram e o modo como puderam equacionar o conjunto de constrições de amplo espectro.

COMPRE: https://amzn.to/2VcrkBn

Este livro aborda, com linguagem clara e informativa, o fenômeno da arte contemporânea no Brasil, relacionando as diferentes instâncias do sistema da arte: as instituições, o mercado e a crítica, entre outros. Propõe uma compreensão da arte além das obras e dos artistas.
Oferecido como uma porta de entrada para a produção atual, o livro ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL pode ser lido como um todo, mas também separadamente em cada um dos seus capítulos. Abrangendo as práticas artísticas no País, da segunda metade do século XX e do início do século XXI, apresenta uma amplitude de perspectivas e presenças regionais no panorama nacional. Único em sua proposta, esse livro é indicado tanto para alunos, professores e pesquisadores, quanto para o público em geral interessado no conhecimento da arte contemporânea no Brasil de forma completa e de fácil entendimento todo ilustrado em 4 cores.
Resultado de uma larga trajetória de pesquisa da autora, esta obra se apresenta como um guia de percurso no universo fluido e diversificado das artes visuais. Ele aguça e estimula o interesse sobre uma produção muitas vezes de complexo acesso, mas que tem muito a revelar sobre a nossa realidade e as distintas formas de ser e estar no mundo atual.

COMPRE: https://amzn.to/3dRX5GB

Aborda a história da arte no Brasil desde a pré-história até a época contemporânea. Trata dos diferentes períodos ou ângulos de visão, a obra tem como linha central as relações dessa cultura visual com o contexto histórico ou sociológico, e conta com a colaboração de dezesseis renomados especialistas, sob a direção de Walter Zanini.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: