9 Livros de Aracy Amaral sobre Arte Brasileira

Aracy Amaral (São Paulo, 1930) é uma pesquisadora que escreveu muito sobre a arte brasileira, principalmente a modernista.
Nesse post selecionei livros de sua autoria, mas a contribuição da pesquisadora para a história e crítica de arte no Brasil vai muito além desses títulos. Também atuou como professora da FAU-USP e fez a curadoria de dezenas de exposições.

Com diversas publicações, algumas se destacam, como sua pesquisa sobre Tarsila do Amaral, que já rendeu alguns livros e textos críticos.
Se você quer conhecer mais sobre a arte no Brasil, principalmente a partir do século XX, sugiro procurar por um desses títulos da pesquisadora.

E você, já conhecia o trabalho de Aracy Amaral?
#artebrasileira #artenobrasil #aracyamaral #tarsiladoamaral

Artes plásticas na semana de 22

Publicada pela primeira vez em 1970, esta obra, ricamente ilustrada, chega à sua 6ª edição, revista e ampliada, com atualização bibliográfica e acréscimo, no apêndice, de dois textos de época inéditos em livro. Referência obrigatória no estudo da história da arte brasileira, expõe o contexto que fez da Semana um divisor de águas no nosso panorama cultural. “Referência básica para o estudo do modernismo brasileiro.” (Murnau di Magalhães, Jornal de Brasília)

Tarsila: sua obra e seu tempo

Neste que é o mais importante ensaio crítico sobre Tarsila e um clássico dos estudos sobre o Modernismo, Aracy Amaral refaz o percurso biográfico da artista, destacando a década de 1920 e os movimentos Pau-brasil e Antropofagia. Realizada a partir de depoimentos originais e consulta a centenas de fontes no Brasil e no exterior, a obra traz, nesta nova edição revista pela autora, mais de 300 ilustrações, muitas inéditas.

Arte e meio artístico: entre a feijoada e o x-burguer

Publicado agora em nova edição revista e ampliada, Arte e meio artístico: entre a feijoada e o x-burguer traz uma seleção de escritos de Aracy Amaral, das décadas de 1960 a 1980, em que a autora enfrenta, na teoria e na prática, temas de grande relevância para a historiografia da arte brasileira. São ensaios, textos de catálogo e jornais, conferências e impressões sobre simpósios, debates ou visitas de ateliê, registros muitas vezes feitos no calor da hora, que compõem um retrato vivo do meio artístico em nosso país.

Correspondência Mário de Andrade e Tarsila do Amaral

Ultrapassando as fronteiras da amizade, as cartas trocadas por Mário de Andrade e Tarsila do Amaral oferecem ao leitor um contato direto com algumas das questões mais candentes que impulsionaram os artistas do período. Mostram o interesse pela atualidade das tendências artísticas internacionais, aliado à preocupação com a cultura brasileira, além de revelar detalhes dos processos de criação de dois dos maiores nomes do modernismo brasileiro. Organizado pela historiadora e crítica de arte Aracy Amaral, o volume inclui uma série de notas explicativas e a análise material dos manuscritos ao final de cada texto, cronologia, caderno de fotos e reproduções de diversos outros documentos, entre eles catálogos de exposições de Tarsila no período modernista.

Textos do Trópico de Capricórnio – Artigos e Ensaios (1980-2005): Bienais e artistas contemporâneos no Brasil

O primeiro volume dos Textos do Trópico de Capricórnio – reunião de artigos, ensaios, palestras e entrevistas realizados ao longo de 25 anos pela historiadora, curadora e crítica de arte Aracy Amaral – traça uma abordagem panorâmica do modernismo brasileiro, desde seus primórdios até os anos 50, e reexamina criticamente as posturas da arte moderna e contemporânea à luz dos cruzamentos entre estética e política.

Textos do trópico de Capricornio – Artigos e ensaios (1980-2005): Modernismo, arte moderna e o compromisso com o lugar

Os três volumes de Textos do Trópico de Capricórnio, reúnem cerca de 150 artigos, ensaios e entrevistas realizados pela autora entre o início da década de 80 e 2005, propiciando um ponto de vista extremamente rico para o leitor que queira se informar sobre o desenvolvimento das artes plásticas em nosso tempo.

Textos do Trópico de Capricórnio – Artigos e ensaios (1980-2005): Circuitos de arte na América Latina e no Brasil

O terceiro volume dos Textos do Trópico de Capricórnio traz uma reflexão abrangente sobre as Bienais de São Paulo e apresenta análises críticas da obra de dezenas de artistas brasileiros atuantes nas décadas de 80 e 90, muitos deles flagrados aqui no momento mesmo de sua emergência no cenário cultural – incluindo uma entrevista inédita com Hélio Oiticica.

Arte e Sociedade no Brasil

Ao longo do último século, os acontecimentos políticos, econômicos e culturais de nossa história foram retratados através de pinturas, colagens, instalações e outras técnicas. A Coleção Arte e Sociedade no Brasil faz esse resgate da arte e do contexto social no qual certos artistas, em determinado período, produziram suas obras. A Coleção Arte e Sociedade no Brasil apresenta: painéis históricos com os fatos e transformações mais marcantes de cada época. Reproduções das obras mais representativas de cada período. Comentários que relacionam a obra e o artista ao seu contexto social e sinopse da arte e sociedade em cada período. A coleção é composta por : Volume I : de 1930 a 1956, Volume II : de 1957 a 1975 e Volume III : de 1976 a 2003.

Blaise Cendrars no Brasil e os modernistas

Nesta nova edição, revista e ampliada, a historiadora e crítica de arte Aracy Amaral examina detalhadamente; e de forma pioneira; as relações do poeta suíço-francês Blaise Cendrars com os modernistas no Brasil. O livro aborda, entre outros fatos, o encontro de Cendrars com o grupo brasileiro em 1923, em Paris, a vinda do poeta ao Brasil no ano seguinte e as marcas que essa visita causou tanto em Cendrars como em Mário, Oswald de Andrade, Tarsila, Paulo Prado e outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: