4 livros sobre fotografia

A fotografia se consolidou como uma linguagem artística principalmente a partir do século XX, desde então seu questionamento se é ou não um tipo de arte foi perdendo cada vez menos terreno.
A fotografia como arte já faz parte dos nossos grandes manuais da história da arte moderna e contemporânea.
Mas pensar a fotografia vai muito além disso, por isso selecionei esses 4 livros aqui para quem quer estudar mais sobre a técnica, mas também pensar sobre o que é a fotografia, sobre o que ela fala, sobre memória, registros…

A fotografia é algo tão comum para nós hoje, temos acesso a tantas delas todos os dias, vemos muito mais imagens hoje do que tantos artistas, críticos e historiadores da arte do passado, somos tão privilegiados! Temos acesso a tantas obras de arte por meio delas, e ganhamos mais uma forma de produzir arte!

#fotografia #susansontag #rolandbarthes #philippedubois #photograpy

Sobre fotografia, ganhador do National Book Critic Circle Award de 1977, é um livro que fez história no âmbito dos estudos da imagem. Publicado originalmente no Brasil em 1983, reúne seis ensaios escritos na década de 70, em que a romancista e filósofa Susan Sontag analisa a fotografia como fenômeno de civilização desde o aparecimento do daguerreótipo, no século XIX. O resultado é uma história social da visão, demonstrando seu lugar central na cultura contemporânea. Sontag extrapola os domínios da técnica da fotografia, enfoque que desliga a prática fotográfica do quadro social que a inventa e a consome. Abrangentes e reflexivas, as análises dialogam com a filosofia, a sociologia, a estética e a arte pictórica. A erudição da autora não se traduz, porém, em hermetismo. Seu estilo é simples, direto, leve e sedutor, marca de uma das mais atuantes intelectuais da atualidade. “A realidade, como tal, é redefinida pela fotografia”, escreve ela ao discutir as relações entre os acontecimentos e as imagens produzidas a partir deles. Sontag mostra como as noções de fato e representação se embaralham nas sociedades industriais e consumistas, onde “tudo existe para terminar numa foto”.

Este livro apresenta que a foto não é apenas uma imagem, é também, antes, um verdadeiro ato irônico, uma imagem, se quisermos, mas em trabalho, algo que não é possível conceber fora de suas circunstâncias, do jogo que a anima. O meio mecânico, óptico-químico, pretensamente objetivo implica ontologicamente a questão do sujeito em processo.

Publicado pela primeira vez 1980, A câmara clara inovou a abordagem da linguagem fotográfica e se tornou uma das maiores referências no assunto até hoje. O clássico de Roland Barthes não é um tratado sobre a fotografia como arte, nem uma história sobre o tema. Como em muitos de seus trabalhos, o escritor francês rejeita os caminhos mais percorridos e se lança à tarefa de decifrar o signo expressivo, o objeto artístico, a “obra” entendida como mecanismo produtor de sentido.

Photographs Not Taken is a collection of photographers’ essays about failed attempts to make a picture. Editor Will Steacy asked each photographer to abandon the conventional tools needed to make a photograph–camera, lens, film–and instead make a photograph using words, to capture the image (and its attendant memories) that never made it through the lens. In each essay, the photograph has been stripped down to its barest and most primitive form: the idea behind it. This collection provides a unique and original interpretation of the experience of photographing, and allows the reader into a world rarely seen: the image making process itself.

Photographs Not Taken features contributions by:

Peter Van Agtmael, Dave Anderson, Timothy Archibald, Roger Ballen, Thomas Bangsted, Juliana Beasley, Nina Berman, Elinor Carucci, Kelli Connell, Paul D’Amato, Tim Davis, KayLynn Deveney, Doug Dubois, Rian Dundon, Amy Elkins, Jim Goldberg, Emmet Gowin, Gregory Halpern, Tim Hetherington, Todd Hido, Rob Hornstra, Eirik Johnson, Chris Jordan, Nadav Kander, Ed Kashi, Misty Keasler, Lisa Kereszi, Erika Larsen, Shane Lavalette, Deana Lawson, Joshua Lutz, David Maisel, Mary Ellen Mark, Laura McPhee, Michael Meads, Andrew Moore, Richard Mosse, Zwelethu Mthethwa, Laurel Nakadate, Ed Panar, Christian Patterson, Andrew Phelps, Sylvia Plachy, Mark Power, Peter Riesett, Simon Roberts, Joseph Rodriguez, Stefan Ruiz, Matt Salacuse, Alessandra Sanguinetti, Aaron Schuman, Jamel Shabazz, Alec Soth, Amy Stein, and others.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: