Cada artista possui um gesto que permanece consigo em sua produção, como uma maneira de fazer, como algo que se repete como uma combinação única.
É quando a gente bate o olho e identifica que aquilo é um Van Gogh, que pode ser uma obra de Da Vinci, que aquele colorido é de Tarsila, etc…
A partir de Giorgio Agamben em seu texto O autor como um gesto do livro Profanações, podemos pensar o gesto artístico como um dispositivo que captura um sentido que sempre retorna nas obras de um artista, como algo que permanece na obra como um sintoma em sua produção.
O gesto, apesar de sua recorrência, não faz com que o artista se torne acadêmico dele mesmo, mas sim encontre sempre sua diferença.
Encontrar o seu gesto artístico é isso, encontrar a sua maneira, só sua, de produzir arte, de se expressar no mundo!
É quando você coloca na sua arte, algo que só você poderia ter feito, pois isso está ligado com quem você é, com as suas referências, com os seus desejos, com a sua maneira de produzir… faz parte da sua identidade!
E você, consegue identificar o gesto artístico dos seus artistas preferidos? Ou se produz como artista, já encontrou o seu próprio gesto? A sua maneira de fazer?
Imagem: Abigail de Andrade, Interior de ateliê, 1889
#obradearte #abigaildeandrade #pintura #historiadaarte #giorgioagamben #gesto