Vida dos artistas

VIDA DOS ARTISTAS ou A vida dos mais excelentes arquitetos, pintores e escultores italianos, de Cimabue aos nossos dias, é um clássico da História da Arte.

Sua primeira edição é de 1550, alguns anos depois Vasari fez uma nova edição com adições, mas no Brasil temos a tradução da primeira versão. Vasari foi um dos predecessores da historiografia da arte, escreveu sobre os artistas, suas biografias e obras em um momento em que isso não era comum.

A disciplina de história da arte como conhecemos hoje apenas surgiu mais ou menos dois séculos depois desse livro.

Vasari separa o livro em partes, e na primeira temos descrições de técnicas e questões relativas à arquitetura, escultura e pintura. Depois dessa parte inicial do livro, que se dedica mais as técnicas, chegamos nas três partes sobre as Vidas das quais o livro se dedica.

Vasari acreditava no progresso e desenvolvimento da arte, e organiza seu livro dessa maneira.

SINOPSE: Publicado pela primeira vez em Florença em 1550, este livro é considerado a obra inaugural da história da arte e fonte escrita indispensável para quem quer se familiarizar com a arte do Renascimento italiano e seus protagonistas. Vasari, pintor e arquiteto, nos oferece o relato das biografias dos mais célebres artistas do Renascimento italiano. A esta edição, com prefácio de Giovanni Previtalli e organização e notas de Luciano Bellosi e Aldo Rossi, que reproduz integralmente a edição de 1550, se acrescentam um índice de nomes e outro de lugares e obras que facilitam a localização das obras a que Vasari faz referência.

COMPRE AQUI

#giorgiovasari #vasari #vidadosartistas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: