Aby Warburg: Histórias de fantasmas para gente grande

Aby Warburg (1866-1929) mudou o jeito como olhamos para a arte e acultura. A História da Arte nunca mais foi a mesma depois que publicou a sua tese sobre a antiguidade pagã.

Essa edição da Companhia das Letras traz textos fundamentais para entender o pensamento de Warburg, desde o clássico O nascimento de Vê e A primavera de Sandro Botticelli até o famoso texto sobre os índios pueblos na América do Norte.

O livro ainda conta com o texto final Introdução à Mnemosine, que é de fato uma introdução ao seu pensamento, em como olhar para as imagens.
É um ótimo livro para conhecer Warburg e ir direto à fonte, já que temos tantos livros e textos citando o seu trabalho.

E você, já leu Warburg?

SINOPSE: Histórias de fantasma para gente grande é uma coletânea de nove textos do historiador da arte alemão Aby Warburg (1866-1929). Durante muitos anos, Warburg foi um intelectual para intelectuais: sempre lido na universidade, mas pouco conhecido fora dela, sobretudo no Brasil. Nos últimos anos, os estudos de Warburg têm se tornado cada vez mais influentes e seu pensamento vive uma onda de redescoberta em diversos países e idiomas. A publicação deste volume se insere nesse contexto. Os ensaios e palestras foram selecionados pelo sociólogo Leopoldo Waizbort, professor titular na Universidade de São Paulo. São textos produzidos entre 1893 e 1929 e abrangem toda a vida intelectual de Warburg: dos primeiros escritos até o último deles. São textos diversos, concebidos para cumprir requisitos universitários, comunicações em congressos, palestras ou mesmo rascunhos e esboços para uso estritamente pessoal. A cultura do Renascimento na Itália é o centro de gravitação do pensamento de Warburg. A partir dela, o autor avançou rumo a manifestações culturais da Antiguidade, estudou a Reforma Protestante, passou pelo Humanismo, pesquisou diversos países do Oriente e ainda teve fôlego para os indígenas norte-americanos, a arte do século XIX e até mesmo os selos postais do século XX. Historiadores da arte, antropólogos, filósofos, sociólogos e historiadores, pesquisadores de cinema e imagem, psicólogos e filólogos, cientistas da religião – todos encontram neste livro farto manancial de pesquisa e atestam a crescente importância da obra inesgotável de Aby Warburg.

COMPRE AQUI


#warburg #abywarburg #mnemosine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: