O corpo na arte moderna e contemporânea

No livro O corpo impossível, Eliane Robert Moraes explora a estética desumana que surgiu através da experiência de guerra que tivemos no século XX.
A autora aborda principalmente o surrealismo e a decomposição humana, mas também artistas e escritores que vieram antes desse período. 
No livro o ser humano é pensado diante do animal, dos seres imaginários e das máquinas. 

Acephale

Cita o homem acéfalo (passe pro lado para ver), um monstro arcaico encontrado em mitologias e bestiários antigos. E que essa figura do homem sem cabeça, inacabado, remete a definições de monstros. Um ser desprovido ou privado de alguma capacidade ou órgão indispensável ao ser humano. Mas afirma que a ausência da cabeça não é a ausência da vida, visto que temos então todo o resto do corpo.

O corpo na arte moderna e contemporânea são assuntos do meu curso Narrativas da Arte Contemporânea, lá eu abordo também sobre o pensamento de Eliane Robert Moraes, conheça agora o curso, CLIQUE AQUI!

O CORPO IMPOSSÍVEL

SINOPSE: A fragmentação da consciência, considerada um dos princípios fundadores do modernismo, desencadeou de forma correlata a ideia de fragmentação do corpo. No período entre o fim do século XIX e a Segunda Grande Guerra, diversos artistas e escritores se voltaram para a criação de imagens do corpo dilacerado, dispostos a subverter a tradição do antropomorfismo para inaugurar uma estética contemporânea aos dilemas de seu tempo.
Em O corpo impossível – escrito num estilo de notável clareza –, Eliane Robert Moraes recompõe o itinerário desse imaginário. Para tanto, promove uma análise da vertente do modernismo francês que vai de Lautréamont aos surrealistas, com particular atenção ao pensamento de Georges Bataille. Daí resulta uma fina interpretação do tema, cuja originalidade está justamente em colocar história e estética em diálogo.

Compre o livro aqui!

*

Você quer entender sobre arte contemporânea e não sabe por onde começar?

Você já conhece a arte contemporânea, mas quer aumentar o seu repertório de obras e artistas, entender mais sobre conceitos de uma maneira descomplicada?

Narrativas da Arte Contemporânea foi produzido por quem entende 100% do assunto:

  • Tenho 15 anos de experiência na área de artes visuais, sendo metade dedicados à linha de pesquisa de Teoria e História da Arte. Terminei meu mestrado em 2015 e o doutorado em 2019 na UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • Meu mestrado e doutorado foram sobre arte contemporânea.
  • Sou crítica de arte associada da ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte.
  • Dou cursos livres presenciais e online, publico artigos científicos, faço mentoria com artistas.
  • Criei o Lendo a História da Arte com a missão de levar conteúdos de qualidade para a internet.

2 comentários em “O corpo na arte moderna e contemporânea

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: