Como o assunto da semana é a História da Arte pela perspectiva de Georges Didi-Huberman, aqui vai uma reflexão básica do autor.
Para ele, se estamos diante da imagem, estamos diante do tempo, no vão de uma porta aberta, na soleira da porta, nesse espaço de entremeios.
Quando vemos uma obra do passado, podemos ver nela novas questões a partir do nosso olhar do presente.
Um dos exemplos que o autor do no livro Diante do Tempo é da obra Madona das Sombras de Fra Angelico, de 1440-1450.


Na obra temos a parte de cima, com a cena religiosa, que é muito famosa e explorada pelos historiadores da arte. Na parte de baixo, temos esses retângulos, onde encontramos um trabalho abstrato.
Para o autor, um anacronismo, ou seja, em uma obra de séculos, encontramos a abstração tão usada pelos artistas modernos e contemporâneos, que inclusive lembra as obras de Jackson Pollock.
As relações da História da Arte e da arte contemporânea são assuntos do meu curso Narrativas da Arte Contemporânea, lá eu abordo também sobre o pensamento de Didi-Huberman, conheça agora o curso, CLIQUE AQUI!
DIANTE DO TEMPO
SINOPSE: Neste livro, Georges Didi-Huberman propõe uma arqueologia da historia da arte, ao formular uma multiplicidade de problemas e debates concernentes às relações entre a arte e o tempo, a partir da noção decisiva de anacronismo, tecida em tramas que envolvem as obras de Aby Warburg, Walter Benjamin e Carl Einstein. O movimento teórico empreendido pelo autor francês lança a imagem no centro do pensamento sobre o tempo, para assim articular novos dispositivos acerca da temporalidade e promover uma releitura da tradição que situa a história da arte como uma disciplina humanista.
Compre o livro aqui!
Gosta de arte? Conheça o curso online sobre arte contemporânea:

Você quer entender sobre arte contemporânea e não sabe por onde começar?
Você já conhece a arte contemporânea, mas quer aumentar o seu repertório de obras e artistas, entender mais sobre conceitos de uma maneira descomplicada?
Narrativas da Arte Contemporânea foi produzido por quem entende 100% do assunto:
- Tenho 15 anos de experiência na área de artes visuais, sendo metade dedicados à linha de pesquisa de Teoria e História da Arte. Terminei meu mestrado em 2015 e o doutorado em 2019 na UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina.
- Meu mestrado e doutorado foram sobre arte contemporânea.
- Sou crítica de arte associada da ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte.
- Dou cursos livres presenciais e online, publico artigos científicos, faço mentoria com artistas.
- Criei o Lendo a História da Arte com a missão de levar conteúdos de qualidade para a internet.