No livro Ensaios sobre autoficção, temos diversos textos sobre isso mesmo que o título fala, sobre quando os autores ficcionam sua própria vida, onde eles são os personagens de suas histórias ficcionais.
Corta pras Artes Visuais…
Os artistas com frequência abordam suas próprias vidas nas suas obras. E o conceito de autoficção está ligado à quando o autor se coloca em um contexto de ficção. Temos parte da realidade, um personagem que existe, neste caso o artista, mas em outra que é uma ficção, uma questão colocada, pontuada, uma história que o artista inventa.
Podemos pensar, portanto, no conceito de autoficção também nas artes visuais.
O livro é organizado por Jovita Maria Gerheim Noronha e contém diversos autores, veja o sumário:


Essas e outras questões são assuntos do meu curso Narrativas da Arte Contemporânea, lá eu abordo também sobre a identidade dos artistas em retratos e autorretratos, conheça o curso AQUI!
ENSAIOS SOBRE AUTOFICÇÃO
SINOPSE: Esta coletânea reúne ensaios de críticos e escritores franceses consagrados sobre a autoficção neologismo criado por Serge Doubrovsky para definir o pacto de leitura de seu livro Fils, em 1977 -, já que constitui uma categoria conceitual corrente em nosso campo terminológico teórico-analítico. O que se pretende é apresentar ao leitor brasileiro tanto a história e a recepção quanto as diferentes tentativas de teorização e a controvérsia em torno dessa noção, com o fim de repensá-la em nosso contexto e buscar respostas para a seguinte pergunta: entre nós, autoficção seria o nome de quê?
Compre o livro aqui