Como o assunto da semana é autoficção, trouxe aqui uma reflexão de Serge Doubrovsky, um dos autores presentes no livro Ensaios sobre autoficção.
O tema é explorado no livro pela perspectiva de diferentes autores. Palavras como autofabulação, autoficção fantástica, autoficção biográfica, narrativa, são exploradas ao longo do livro.
Para Vincent Colonna, a aproximação da autoficção da literatura com a arte se dá quando artistas se colocam em uma cena, emprestando rosto aos seus personagens. Um exemplo seria quando Caravaggio em sua obra Davi com a cabeça de Golias teria desenhado a si mesmo, o seu rosto como o decapitado Golias.
Tantos artistas usaram desse artífice, e na arte contemporânea temos diferentes maneira de ficcionar a si mesmo ou o outro.
Essas e outras questões são assuntos do meu curso Narrativas da Arte Contemporânea, lá eu abordo também sobre a identidade dos artistas em retratos e autorretratos, conheça o curso AQUI!
ENSAIOS SOBRE AUTOFICÇÃO
SINOPSE: Esta coletânea reúne ensaios de críticos e escritores franceses consagrados sobre a autoficção neologismo criado por Serge Doubrovsky para definir o pacto de leitura de seu livro Fils, em 1977 -, já que constitui uma categoria conceitual corrente em nosso campo terminológico teórico-analítico. O que se pretende é apresentar ao leitor brasileiro tanto a história e a recepção quanto as diferentes tentativas de teorização e a controvérsia em torno dessa noção, com o fim de repensá-la em nosso contexto e buscar respostas para a seguinte pergunta: entre nós, autoficção seria o nome de quê?
Compre o livro aqui
Conheça o curso online Narrativas da Arte Contemporânea

Você quer entender sobre arte contemporânea e não sabe por onde começar?
Você já conhece a arte contemporânea, mas quer aumentar o seu repertório de obras e artistas, entender mais sobre conceitos de uma maneira descomplicada?
Narrativas da Arte Contemporânea é um curso online organizado por temáticas. Ele foi criado para estudantes, professores, curadores ou qualquer pessoa que se interesse por arte e querem conhecer mais sobre a parte mais recente da História da Arte. Não é necessário ter conhecimento prévio.