O livro Arte Moderna de Giulio Carlo Argan é um ícone para pensar a arte desse período.
Foi publicado pela primeira vez na Itália, em 1970 e segue um padrão mais ou menos assim:
Possui um texto sobre um movimento moderno, apresentando ideias, conceitos, fatos importantes e reflexões seguido de textos mais curtos, apresentando os principais artistas do período e suas obras. Tudo isso recheado de muitas imagens.
Além das artes visuais, Argan dá espaço à arquitetura e urbanismo, assuntos caros ao autor, que também escreveu sobre arte e a cidade em outras ocasiões.
O livro possui mais de 700 páginas e não precisa ser lido necessariamente do início ao fim da mesma vez. É possível usá-lo como fonte de consulta para os períodos e artistas, sem prejuízo do entendimento.
As primeiras páginas se ocupam do período Clássico e Romântico, passando por movimentos como Impressionismo, Simbolismo, Surrealismo, a questão da fotografia, a arte em diferentes países da Europa, cultura norte-americana, terminando na Pop Art com o artista Roy Lichtenstein.
Séculos de uma arte em plena transformação pela revolução industrial.
Eu usei muito o Arte Moderna de Argan ao longo da minha vida de estudos, passei muito tempo emprestando o livro na biblioteca e carregando o peso desse conhecimento na bolsa hehe, até adquirir a minha edição lindona.
E você, já leu alguma parte do Arte Moderna, ou algum outro livro de Argan?
SINOPSE: “Giulio Carlo Argan foi o último representante de uma grande tradição crítica que corresponde historicamente aos movimentos modernos da arte. De fato, o crítico e ensaísta italiano provém de uma escola (a de Adolfo e Lionello Venturi) que procura o sentido da arte na sua história, mais do que em faculdades inatas ou em princípios absolutos. Foi Argan, aliás, que levou essa orientação até as últimas conseqüências: se a arte é um fenômeno histórico, não há garantia de que ela seja eterna. O desaparecimento do artesanato, de que a arte era guia e modelo, e o surgimento da produção industrial, que se baseia sobre outros princípios, pode muito bem determinar o fim da arte como atividade culturalmente relevante. Essa tese é o pano de fundo desta Arte moderna.”Lorenzo Mammì
Um comentário em “Arte Moderna de Argan”