Arte Moderna de Argan

O livro Arte Moderna de Giulio Carlo Argan é um ícone para pensar a arte desse período.

Foi publicado pela primeira vez na Itália, em 1970 e segue um padrão mais ou menos assim:

Possui um texto sobre um movimento moderno, apresentando ideias, conceitos, fatos importantes e reflexões seguido de textos mais curtos, apresentando os principais artistas do período e suas obras. Tudo isso recheado de muitas imagens.

Além das artes visuais, Argan dá espaço à arquitetura e urbanismo, assuntos caros ao autor, que também escreveu sobre arte e a cidade em outras ocasiões.

O livro possui mais de 700 páginas e não precisa ser lido necessariamente do início ao fim da mesma vez. É possível usá-lo como fonte de consulta para os períodos e artistas, sem prejuízo do entendimento.

As primeiras páginas se ocupam do período Clássico e Romântico, passando por movimentos como Impressionismo, Simbolismo, Surrealismo, a questão da fotografia, a arte em diferentes países da Europa, cultura norte-americana, terminando na Pop Art com o artista Roy Lichtenstein.

Séculos de uma arte em plena transformação pela revolução industrial.

Eu usei muito o Arte Moderna de Argan ao longo da minha vida de estudos, passei muito tempo emprestando o livro na biblioteca e carregando o peso desse conhecimento na bolsa hehe, até adquirir a minha edição lindona.

E você, já leu alguma parte do Arte Moderna, ou algum outro livro de Argan?

SINOPSE: “Giulio Carlo Argan foi o último representante de uma grande tradição crítica que corresponde historicamente aos movimentos modernos da arte. De fato, o crítico e ensaísta italiano provém de uma escola (a de Adolfo e Lionello Venturi) que procura o sentido da arte na sua história, mais do que em faculdades inatas ou em princípios absolutos. Foi Argan, aliás, que levou essa orientação até as últimas conseqüências: se a arte é um fenômeno histórico, não há garantia de que ela seja eterna. O desaparecimento do artesanato, de que a arte era guia e modelo, e o surgimento da produção industrial, que se baseia sobre outros princípios, pode muito bem determinar o fim da arte como atividade culturalmente relevante. Essa tese é o pano de fundo desta Arte moderna.”Lorenzo Mammì

COMPRE AQUI

Um comentário em “Arte Moderna de Argan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: