9 museus de arte para visitar em Londres

Essa semana uma querida amiga está visitando Londres, e isso me deu uma saudade imensa dessa cidade linda. Eu tive a oportunidade de estar em Londres por duas vezes. A primeira foi mais rápida, um final de semana em 2011 que fez parte da minha lua de mel.

A segunda foi em 2017 e mais demorada. Passei 10 dias fazendo pesquisa para minha tese de doutorado. Fui com o objetivo específico de visitar os espaços de arte.

Se em 2011 eu fiz todo tour de turista vendo o Big Ben, a London Tower e acompanhando uma troca da guarda no Buckingham Palace, anos mais tarde o foco da visita foram os museus de arte, e aqui uma seleção de 9 desses museus incríveis para você colocar na lista de lugares para visitar em Londres:

1. National Gallery

Acervo: Tem mais de 2 mil obras em seu acervo, que vão desde o século XIII até meados de 1900. Você vai ficar encantado com as obras impressionistas e expressionistas, mas também pode curtir muitas obras do renascimento do norte europeu.

A National Gallery faz algumas exposições especiais e temporárias também. É só ficar de olho no calendário. Em 2017 eu vi uma exposição lindíssima sobre os reflexos em pinturas dos pré-rafaelitas.

Porque visitar: A entrada é gratuita e você pode ficar horas e horas se deleitando no museu. A National Gallery fica na Trafalgar Square, você pode sair, fazer um lanchinho e voltar mais tarde a vontade. Fica perto do St. James Park e dá pra ir caminhando até o Big Ben em uns 15 minutinhos.

Cara de besta vendo meu amor Van Gogh

Site: https://www.nationalgallery.org.uk/

2. National Portrait Gallery

Acervo: Como o próprio nome já diz, é focada em retratos e autorretratos, então se prepare para ver muitos rostos. E esses retratos são em vários formatos, desde as clássicas pinturas e as modernas fotografias, passando por esculturas, desenhos e versões contemporâneas.

Porque visitar: Fica na mesma quadra que a National Gallery, faça um combo e visite as duas no mesmo dia! Também possui entrada gratuita. O acervo conta com grandes artistas e grandes personalidades da história.

Site: https://www.npg.org.uk/

3. Wallace Collection

Acervo: Muitas obras do barroco holandês, do romantismo, um acervo de objetos de decoração e também de objetos de guerra como armaduras e espadas.

Porque visitar: Além de obras de arte tradicional, você encontrará itens de marchetaria, obras em pequenos objetos como caixa de joias e moedas, que farão você questionar a possibilidade de alguém fazer coisas tão incríveis em pequenas superfícies haha.

Site: https://www.wallacecollection.org/

4. Tate Modern

Acervo: Arte moderna, é claro! Ali você encontra nomes como Pablo Picasso, Henri Matisse, Francis Bacon, Joseph Beuys e também brasileiros como Hélio Oiticica.

Porque visitar: A Tate Modern vale a pena pelo prédio e pela vista que tem do terraço também. O acervo de arte moderna é incrível, você pode se encantar com obras de Matisse, conhecer ao vivo o azul do Yves Klein e de quebra prestigiar artistas brasileiros. A Tate promove exposições temporárias também, algumas pagas à parte, é preciso comprar o ticket separado.

Site: https://www.tate.org.uk/

5. Tate Britain

Acervo: Como o nome já anuncia, essa é mais uma das galerias Tate, mas esta dedicada ao acervo de artistas ingleses. Espere ver muitas pinturas do Turner, mas você também vai se encantar com o corredor dos pré-rafaelitas.

Porque visitar: Além do acervo, exposições temporárias ocupam algumas salas de exposição. E a sala dos pré-rafaelitas vai encantar você, além da arquitetura do prédio. Eu tive surpresas muito agradáveis na Tate Britain, com obras incríveis, uma delas A Ofélia de Millais. Sentei por meia hora na frente dessa pintura e não conseguia sair dali, de tão impactada que fiquei pela obra.

Minha cara de boba do lado da Ofélia haha:

Site: https://www.tate.org.uk/

6. Royal Academy of Arts

Acervo: O forte da Royal Academy não é o seu acervo permanente, mas sim as exposições temporárias. E você pode pagar por elas separadamente, se não quiser ver todas.

Porque visitar: A Royal Academy fica em uma ótima localização, próxima ao Picadilly Circus, mais uma região muito visitada pelos turistas. As exposições temporárias são incríveis. Em 2017 quando eu fui, pude ver uma do Matisse, onde haviam as pinturas, e do lado os objetos que inspiraram as obras, como vasos, tapeçarias, móveis. Pena não poder tirar fotos lá dentro.

Site: https://www.royalacademy.org.uk/

7. Victoria and Albert Museum

Acervo: O Victoria and Albert Museum tem foco em artes decorativas e design. Tem uma parte só de moda, desde kimonos do Japão até peças recentes. Tem uma seção de joias da coroa britânica, incrível por sinal. Tem esculturas, réplicas de obras renascentistas e obras originais é claro, de diferentes períodos da história. Tem objetos, fotografias, enfim, é muito diversificado. O acervo do museu tem mais de 4 milhões de objetos.

Porque visitar: Um lugar incrível, além das obras, a arquitetura é encantadora, e possui um lago e jardim no meio do museu. Eu levei um lanche e sentei no jardim para comer no meio da minha visita. Um museu enorme, vá com tempo! E ainda fica do lado de outros museus, como o Museu de História Natural e o Museu de Ciência, ou seja, uma região imperdível pra quem gosta de museus!

Site: https://www.vam.ac.uk/

8. British Museum

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Acervo: Obras e artefatos de todos os períodos da história. O British Museum tem em sua coleção obras pilhadas de muitas partes do mundo, de séculos de exploração de outras terras. Possui desde a pedra de Roseta, passando por partes do Parthenon da Grécia até uma escultura da Ilha de Páscoa.

Porque visitar: Você quer fazer uma volta ao mundo em uma tarde? O British Museum é para você! O acervo é simplesmente incrível, embora seja polêmico por conta da pilhagem histórica.

Site: https://www.britishmuseum.org/

9. Saatchi Gallery

The Saatchi Gallery at the former Chelsea Barracks in London, UK

Acervo: A Saatchi é uma galeria de arte e possui exposições de arte contemporânea temporárias.

Porque visitar: A Saatchi é uma referência para se pensar a arte contemporânea em Londres e é uma das principais galerias do mundo.

Site: https://www.saatchigallery.com/

Bônus: Palácios e Castelos

Palácios e castelos da monarquia inglesa são ricamente decorados com incríveis obras de arte. São coleções de dar inveja em qualquer museu. E além de aproveitar as obras de arte, você faz um passeio completo incluindo arquitetura e jardins, sim, porque os palácios e castelos costumam ter jardins muito bem cuidados e vistas incríveis. Aqui ficam duas dicas bônus para você:

Kensington Palace

Porque visitar: O acervo inclui obras de Giorgio Vasari, mas também tem uma rica arquitetura, móveis, objetos e decoração impecáveis. Fica dentro do Kesington Gardens, uma área enorme de jardins incríveis. Quando eu visitei, ainda estava acontecendo uma exposição temporária com as roupas icônicas da Lady Di, pois o Kensington Palace é residência de membros da monarquia, hoje em dia, do William e da Kate Midleton.

Site: https://www.hrp.org.uk/kensington-palace

Windsor Castle

Porque visitar: Fica a poucos minutos de trem do centro de Londres, muito fácil de chegar. Você conhece um castelo aproveitando a arquitetura, e pode curtir uma cerimônia de troca da guarda, os jardins, que são impecáveis e a igreja gótica. O Windsor Castle é uma das residências da monarquia, e em sua igreja são feitos casamentos reais como do Henry e da Megan.

Site: https://www.rct.uk/visit/windsor-castle

E aí, gostou das dicas? Bora planejar uma viagem pra Londres? Conte comigo!

Gosta de arte? Vem aprender mais sobre arte contemporânea:

Conheça o curso online Narrativas da Arte Contemporânea:

Não sabe por onde começar uma pesquisa em arte?

Conheça o Guia Prático do Lendo a História da Arte:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: