9 filmes do passado que valem a pena assistir hoje

Eu estou adorando compartilhar meus gostos por filmes. Sou uma leiga no assunto, mais me envolvo com os filmes do que analiso eles, você também é assim?

E as vezes, pensando no que assistir, eu recorro a um bom e velho clássico… sabe aquele filme que já foi super bem comentado? Sãos os clássicos que valem a pena assistir ainda hoje!

Alguns deles tem um ritmo de cinema um pouco diferente do que estamos habituados, mas as histórias não deixam de ser incríveis. Segue aqui uma lista de alguns queridinhos meus.

* Note que o item “onde assistir” fiz a pesquisa em junho de 2022.

1. Thelma e Louise. 1991

SINOPSE: Louise Sawyer (Susan Sarandon) é uma garçonete quarentona e Thelma (Geena Davis) é uma jovem dona-de-casa. Cansadas da vida monótona que levam, as amigas resolvem deixar tudo para trás e pegar a estrada. Durante a viagem, elas se envolvem em um crime e decidem fugir para o México, mas acabam sendo perseguidas pela polícia americana.

PORQUE ASSISTIR: É um filme que coloca como protagonistas duas mulheres que são amigas, em uma época onde a rivalidade feminina era apresentada o tempo todo no cinema. E ainda por cima são duas mulheres que saem para viajar sozinhas, se divertem, dirigem, fumam, enfim… é um filme que pode ser considerado feminista. Só tem um aviso de gatilho de violência contra mulher.

ONDE ASSISTIR: Apple TV e Amazon Prime Video

2. Forrest Gump – O Contador de Histórias, 1994

SINOPSE: Um homem gentil e simpático presencia os principais eventos das décadas de 1960 e 1970 e, graças a seu otimismo inabalável, inspira todas as pessoas ao seu redor.

PORQUE ASSISTIR: Run Forrest! Run!!! Esse filme conta de maneira fantasiosa muitos eventos que ocorreram nos Estados Unidos e que se unem à vida de Forrest. O filme é uma mistura de muitas coisas, um clássico que vale a pena ser visto e revisto.

ONDE ASSISTIR: HBO MAX, GloboPlay, Amazon Prime Vídeo, Apple TV, Netflix

3. Simplesmente Amor, 2003

SINOPSE: Nove histórias que se entrelaçam mostrando as complexidades da emoção que nos conecta a todos: o amor. Entre os personagens, o belo recém-eleito primeiro-ministro britânico, David, que se apaixona por uma jovem funcionária. Uma desenhista gráfica, Sarah, cuja devoção a seu irmão, doente mental, complica sua vida amorosa. Harry, um homem casado tentado por sua atraente nova secretária. São vidas e amores que se misturam na romântica Londres, e atingem o seu clímax na noite de Natal.

PORQUE ASSISTIR: O melhor filme de natal já foi feito e se chama Simplesmente Amor, ou Love Actually, em sua versão original. Esse filme tem alguns probleminhas, algumas piadas que nos dias de hoje não passariam na revisão do filme, mas nada muito grave. Assista quando quiser ver algo leve e diferentes formas de amor. Veja atores todos novinhos na tela da TV.

ONDE ASSISTIR: Apple TV, Youtube (aluguel), Google Play Filmes

4. Cantando na Chuva, 1952

SINOPSE: Don Lockwood e Lina Lamont são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso e as revistas apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe. Porém o cinema falado chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método para conseguir manter a fama conquistada.

PORQUE ASSISTIR: Um clássico dos clássicos. É claro que você já viu em algum lugar aquela cena icônica do ator cantando e dançando, adivinha… na chuva! Faça uma pipoca e aproveite as sessões de sapateado que aparecem no filme. Se você quer um filme cult, essa é a sua pedida.

ONDE ASSISTIR: HBO MAX, Amazon Prime V´deio, Apple TV, Youtube (aluguel), Google Play Filmes

5. 2001 – Uma Odisseia no Espaço, 1968

SINOPSE: Uma estrutura imponente preta fornece uma conexão entre o passado e o futuro nesta adaptação enigmática de um conto reverenciado de ficção científica do autor Arthur C. Clarke. Quando o Dr. Dave Bowman e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão, os chips de seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem alucinante no espaço e no tempo.

PORQUE ASSISTIR: Sou suspeita, já vi o filme mais de uma vez e já li o livro no qual o filme se baseou. Sou fã de 2001. Mas assista em um dia que você estiver com paciência, ele é mais parado e no final é meio psicodélico… vai no flow, não tenta entender, só curte… depois você fica pensando nas possibilidades ok haha.

ONDE ASSISTIR: HBO MAX, Apple TV, Youtube (aluguel), Google Play Filmes

6. Sociedade dos Poetas Mortos, 1989

SINOPSE: O novo professor de Inglês John Keating é introduzido a uma escola preparatória de meninos que é conhecida por suas antigas tradições e alto padrão. Ele usa métodos pouco ortodoxos para atingir seus alunos, que enfrentam enormes pressões de seus pais e da escola. Com a ajuda de Keating, os alunos Neil Perry, Todd Anderson e outros aprendem como não serem tão tímidos, seguir seus sonhos e aproveitar cada dia.

PORQUE ASSISTIR: Você gosta de cinema, gosta de leitura, gosta de pensar educação ou gosta apenas de se divertir e ver um filme inspirador? Vai em frente!

ONDE ASSISTIR: STAR +

7. Matrix, 1999

SINOPSE: Um jovem programador é atormentado por estranhos pesadelos nos quais sempre está conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. À medida que o sonho se repete, ele começa a levantar dúvidas sobre a realidade. E quando encontra os misteriosos Morpheus e Trinity, ele descobre que é vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

PORQUE ASSISTIR: O que? Você ainda não assistiu Matrix? Volte duas casas! Indico o Matrix, esse primeiro, cheio de filosofia, de revoluções do cinema, os que vieram depois não são tão importantes assim na minha percepção, mas esse primeiro é realmente bem legal.

ONDE ASSISTIR: HBO MAX, Amazon Prime Video, Apple TV, Google Play, Youtube (aluguel)

8. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, 2004

SINOPSE: Joel se surpreende ao saber que seu amor verdadeiro, Clementine, o apagou completamente de sua memória. Ele decide fazer o mesmo, mas muda de ideia. Preso dentro da própria mente enquanto os especialistas se mantêm ocupados em seu apartamento, Joel precisa avisá-los para parar.

PORQUE ASSISTIR: Esse filme é cheio de emoção, imagina a concepção de você poder apagar uma pessoa da sua memória, será que isso é possível? Esse filme é um ensaio sobre esse assunto.

ONDE ASSISTIR: Netflix, Amazon Prime Video, HBO MAX, Globoplay, Youtube (aluguel), Google Play, Star +

9. Central do Brasil, 1998

SINOPSE: Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.

PORQUE ASSISTIR: Deixei o melhor para o final! Sim, pra mim esse é o melhor filme brasileiro de todos os tempos. Tem um ritmo mais lento, assista quando estiver com esse espírito. Eu adoro filmes de viagem onde as pessoas saem para buscar algo que falta muito distante e depois descobrem que estava dentro delas mesmas…

ONDE ASSISTIR: Globoplay, Apple TV

Gosta de cinema, se interessa por arte? Conheça o curso sobre arte contemporânea:

2 comentários em “9 filmes do passado que valem a pena assistir hoje

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: