9 Filmes biográficos sobre artistas

Filmes sobre artistas são uma maneira de entrarmos em contato com suas histórias, mesmo que de forma fictícia e com algumas alterações, porque sim, nos filmes biográficos, nem tudo é exatamente como aconteceu.

Mesmo assim, os filmes tem a qualidade de nos transportar para uma época, uma situação, nos emocionar… e assim nos sentimos até mais próximo desses artistas que tanto admiramos as obras.

Aqui, segue uma lista de biografias de artistas feitas pelo cinema. Qual deles você já assistiu? Qual vai colocar na sua lista?

1. NO PORTAL DA ETERNIDADE

Após sofrer com o ostracismo e a rejeição de suas pinturas em galerias de arte, Vincent Van Gogh (Willem Dafoe) decide ouvir o conselho de seu mentor, Paul Gauguin (Oscar Isaac), e se mudar para Arles, no sul da França. Lá, lutando contra os avanços da loucura, da depressão e as pressões sociais, o pintor holandês adentra uma das fases mais conturbadas e prolíficas de sua curta, porém meteórica trajetória.

2. COM AMOR, VAN GOGH

Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin (Douglas Booth) encontra uma carta por ele enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.

3. CÉZANNE E EU

A história de amizade e rivalidade entre o pintor Paul Cézanne (Guillaume Canet) e o escritor Émile Zola (Guillaume Gallienne). Paul é rico. Emile é pobre. Mas dessa união irá surgir uma amizade que resiste ao tempo e às diferenças sociais. Os amigos, que se conheceram no colégio Saint Joseph, aprenderam desde crianças a compartilharem tudo um com o outro. Mas, na busca por realizar seus sonhos, os dois vão aprender a enfrentar os desafios da vida e, principalmente, sobre o valor da verdadeira amizade.

4. Renoir

O pintor Pierre-Auguste Renoir atravessa um mau momento em 1915, quando descobre que seu filho Jean foi ferido na guerra. No meio distso, surge a bela Andrée que se transforma em sua luz. Mas Jean chegará e também ficará rendido aos encantos dela.

5. Moça com brinco de pérola

Em pleno século XVII vive Griet, uma jovem camponesa holandesa. Devido a dificuldades financeiras, Griet é obrigada a trabalhar na casa de Johannes Vermeer, um renomado pintor de sua época. Aos poucos Johannes começa a prestar atenção na jovem de apenas 17 anos, fazendo dela sua musa inspiradora para um de seus mais famosos trabalhos, a tela ´´Girl with a Pearl Earring”.

6. Frida

Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush), além de várias outras mulheres.

7. Camille Claudel

Dia e noite, Camille Claudel entrega-se à sua paixão, a escultura. Seu sonho é entrar no ateliê do grande mestre Rodin. Impressionada pelo talento e pela determinação do mestre, ela se engaja como aprendiz. Os dois tornam-se amantes.

8. SERAPHINE

A história da pintora primitiva Séraphine de Senlis Louis, que trabalhou como empregada na casa de burgueses em Senlis, France. Durante décadas, Séraphine nutriu uma paixão secreta pela pintura, a que se dedicava à noite após o trabalho. Ela foi descoberta por acaso, pelo famoso colecionador de arte alemão Wilhelm Uhde. Surpreso com o enorme talento de Séraphine, Uhde decide revelá-lo ao mundo e mudar sua vida.

9. Grandes olhos

Pintora e defensora das causas feministas, a norte-americana Margaret Keane enfrenta um de seus maiores desafios ao levar ao tribunal o próprio marido. Em um período em que o reconhecimento de um trabalho feminino era difícil, a artista aceita assinar com o sobrenome do marido e tem sua obra usurpada pela ganância dele. Uma batalha judicial parece ser a única saída para recuperar a dignidade dela.

Gosta de arte? Conheça o curso sobre arte contemporânea!

A arte contemporânea compreende a arte produzida a partir da década de 1960. Com ela vieram rupturas de paradigmas e a arte começou a extrapolar o campo do pedestal da escultura e da moldura da pintura, ela se expandiu no espaço, ganhou contornos infinitos e até hoje pode ser difícil de reconhecer.

Vamos juntos explorar algumas das maneiras como a arte contemporânea pode se apresentar?

  • Aulas gravadas e acesso vitalício;
  • 300 obras de arte abordadas;
  • Materiais extras para baixar em PDF;
  • Certificado.

2 comentários em “9 Filmes biográficos sobre artistas

  1. .Um filme que deveria estar nessa lista é “Sede de Viver ” filme de Vincent Minnelli de 1956,com a interpretação inigualável de Kirk Douglas do gênio holandês Vincent van Gogh. E outro super filme é ” Agonia e Êxtase” sobre a vida e a obra do maior gênio da Renascença, Michelangelo, interpretado pelo grande ator Chalton Heston.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: