Desbloqueando a criatividade com o exercício Crazy Eights

Já passou por algum momento da vida pelo qual parecia estar em um canto fechado sem saída? Olhando para uma parede sem janelas? Pois é, a criatividade as vezes parece que some do mapa mesmo…

Uma boa ideia para desbloquear ideias e a criatividade é usando um método chamado Crazy Eights. Com ele, você vai fazer um exercício pensando em 8 ideias para um problema. É muito fácil:

Passo 1: pegue uma folha de papel A4. Dobre na metade por 3 vezes. Quando você abrir, terá marcados 8 espaços iguais. Depois pegue uma caneta ou lápis.

Passo 2: selecione o seu problema a ser resolvido. Ele não pode ser amplo demais, precisa ser algo mais específico.

Exemplo: quando eu fiz o exercício no meu curso de UX Design pelo Google, recebi o seguinte problema: Amal é um atleta que precisa de uma forma de se inscrever nas aulas de ginástica, pois a aula que ele quer participar acaba rápido.

Passo 3: Selecione um cronômetro. Pode ser no seu celular, no computador ou até mesmo o de cozinha. Posicione em 1 minuto.

Passo 4: Inicie a contagem do cronômetro em 1 minuto para cada espaço da sua folha. Ou seja, você vai levar 8 minutos pensando em 8 soluções para o seu problema.

Importante! Não julgue suas ideias! Elas podem ser as mais malucas ou as mais razoáveis, não importa. O legal do exercício é justamente soltar a imaginação.

Veja como ficou o meu exemplo:

Meu problema era: Amal é um atleta que precisa de uma forma de se inscrever nas aulas de ginástica, pois a aula que ele quer participar acaba rápido.

As soluções que criei: 1 – O app da academia manda um lembrete todos os dias. 2 – Amal vai na academia e se inscreve para todas as aulas do mês antecipadamente. 3 – Amal programa o relógio para despertar e lembrar de se inscrever nas aulas. 4 – Amal troca de academia. 5 – Amal se inscreve em todas as aulas da semana antecipadamente pelo app da academia. 6 – Amal troca para um horário menos movimentado. 7- Amal paga um valor extra na academia para ter preferência na reserva de horários. 8 – A academia avisa Amal todas as vezes que os horários estão esgotando.

Agora é com você! Bom trabalho! Depois me conta se esse exercício te ajudou!

lendoahistoriadaarte@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: