Anna Bella Geiger: Passagens Conceituais

No livro Anna Bella Geiger: Passagens conceituais, a autora Dária Jaremtchuk faz um panorama da arte conceitual no Brasil, com enfoque na produção da artista.

Defende o que chama de teses alargadas da arte conceitual, e diz que ela não começou exclusivamente nos Estados Unidos com o artista Joseph Kosuth.

Diz que o conceitualismo foi um movimento internacional, com múltiplos pontos de origem.

Dária ainda afirma que as definições de arte conceitual ainda não possuem um consenso entre teóricos e críticos. Cita a visão de alguns deles sobre o tema, e pensando a arte conceitual latino americana, cita Mari Carmen Ramírez, dizendo que a produção daqui, não seria um reflexo ou réplica da arte conceitual dos grandes centros, dos Estados Unidos ou Europa. Mas seria resultado de uma resposta local ao fracasso das ideias de modernização ali no final da segunda guerra, depois de 1945, dos modelos artísticos que vieram logo após essa guerra, e também do contexto da América Latina de ditaduras militares em diversos países.

Dária afirma que o conceitualismo latino expandiu a definição de arte porque a produção artística se relacionou com o contexto sociopolítico, sem abandonar as investigações formais.

Imagem: Detalhe da vídeo arte Passagens I de Anna Bella Geiger. Ela faz uma ação performática, sobe três diferentes escadarias. O vídeo fica com um movimento repetitivo e acaba frustrando o espectador que aguarda o desenvolvimento de uma narrativa. Como a personagem não chega a lugar algum e a ação se reinicia constantemente, o ato da subida passa a ser compreendido como algo em si.

Livro: EDUSP e Editora C/Arte, 2007

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: