Mulheres artistas

📚Assim começa o livro PROFISSÃO ARTISTA – Pintoras e Escultoras Acadêmicas Brasileiras de Ana Paula Cavalcanti Simioni.

Essa frase interroga os nossos conhecimentos sobre arte brasileira mas, principalmente, o nosso conhecimento sobre a arte brasileira produzida por mulheres artistas.

Já no primeiro capítulo o livro discute os agentes responsáveis pela construção de um destino para as obras de arte e seus criadores, são os historiadores da arte, críticos, museólogos e o curador.

São essas figuras masculinas no contexto da arte acadêmica que vão ditar o que é bom, o que não é, quem merece as bolsas de estudo, quem pode ou não entrar na Academia de Belas Artes.

🖼Quais os nomes de artistas brasileiras anteriores ao modernismo você consegue citar?

“PROFISSÃO ARTISTA – Pintoras e Escultoras Acadêmicas Brasileiras”

SINOPSE: Durante o século XIX, a arte parecia ser uma profissão exclusivamente masculina. As poucas mulheres que ingressaram nesse sistema dominado pela Academia eram julgadas de modo pejorativo, e a pecha de amadorismo inibiu por muito tempo estudos sobre suas produções. Centrado em cinco trajetórias paradigmáticas de pintoras e escultoras acadêmicas – Abigail de Andrade, Berthe Worms, Julieta de França, Nicolina Vaz de Assis Pinto do Couto, Georgina de Albuquerque – Profissão Artista revela a crescente inserção feminina no campo artístico brasileiro no período que vai da metade do século XIX até 1922. Ana Paula Simioni expõe questões referentes às representações dominantes sobre a condição das mulheres no tempo, às suas disposições adquiridas no curso da formação e que modelaram suas escolhas, ao caráter masculino da atividade artística, aos desafios que enfrentaram e o modo como puderam equacionar o conjunto de constrições de amplo espectro.

COMPRE AQUI

#artebrasileira #historiadaarte #art #mulheresartistas

Conheça o curso online sobre arte contemporânea:

Você quer entender sobre arte contemporânea e não sabe por onde começar?

Você já conhece a arte contemporânea, mas quer aumentar o seu repertório de obras e artistas, entender mais sobre conceitos de uma maneira descomplicada?

Outros posts que podem te interessar:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: